Tubarão alerta para possível transbordamento do rio e prepara decreto de situação de emergência
Foto: Pedro Garcia/UNITV

A Prefeitura de Tubarão colocou toda a estrutura física e pessoal à disposição da Defesa Civil para auxiliar a população em possíveis ocorrências por causa das chuvas persistentes que caem na região. A administração municipal também preparou um decreto de situação de emergência.

Para esta quarta-feira (4), a prefeitura e outras instituições consideram a hipótese de o Rio Tubarão transbordar em algumas áreas, o que exigiria a remoção de famílias de áreas de risco para abrigos públicos.

A Defesa Civil acredita que pontos da Madre, Bom Pastor, São João, Guarda e Fábio Silva são os mais vulneráveis e que podem ser atingidos inicialmente por um possível transbordamento do Rio Tubarão.

“A prioridade é salvar vidas, proteger a população. E para isso estamos colocando toda a estrutura do município à disposição da Defesa Civil para essa missão. Os serviços essenciais continuarão funcionando, mas em primeiro lugar vamos cuidar da vida e da segurança das pessoas. Quem sentir que está correndo perigo pode se abrigar na casa de familiares”, destacou o prefeito Joares Ponticelli (PP).

Alagamentos registrados

Ao longo da tarde desta terça-feira a chuva causou alagamentos em várias partes da cidade. Na área urbana o ponto mais crítico foi no Humaitá. A avenida Padre Geraldo Spettmann e as ruas próximas ficaram alagadas devido a um problema em uma das bombas do sistema de macrodrenagem, o que foi solucionado à tarde.

No início da noite a Geraldo Spettmann ficou intransitável, e os veículos foram obrigados a seguir pela rua Roberto Zumblick. Isso gerou um transtorno a quem precisava atravessar para a margem direita pelas pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse. Na localidade da Madre também houve registros de alagamentos, mas sem interromper totalmente alguma via.

Força-tarefa

Todas as decisões tomadas e cenários avaliados se deram no fim da tarde desta terça (3)em uma reunião na sede da Defesa Civil do Estado em Tubarão. Além do prefeito, participaram do encontro o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil do município Djalma Alves e integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército e Departamento de Administração Prisional (Deap). O grupo considerou o volume de 150 mm de chuva desta terça-feira e a previsão de precipitação ainda maior para esta quarta e quinta-feira (5).

Em caso de necessidade, a Defesa Civil vai encaminhar as famílias ameaçadas por alagamentos ou desalojadas ao ginásio de esportes Paulo Jacob May, no Humaitá de Cima, ou na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Ao todo, o município tem 12 locais mapeados para servirem de abrigo. As autoridades pedem que as pessoas acionem a Defesa Civil e/ou o Corpo de Bombeiros Militar através dos telefones 199 e 193, respectivamente, para as orientações e os devidos encaminhamentos.

A prefeitura também já agilizou encaminhamentos com fornecedores para ter à disposição: lonas, telhas, madeiras, produtos de limpeza e outros itens para auxiliar as famílias que possivelmente tenham sofrido prejuízos ou danos materiais com as chuvas e alagamentos.

Abertura da Barra do Camacho

As autoridades do município intercederam junto aos responsáveis pelas obras de abertura da barra do Camacho, em Jaguaruna, que essa intervenção fosse feita de modo emergencial. Com a barra aberta, parte das águas do Rio Tubarão que seguem para a lagoa do Camacho teriam uma saída para o mar, o que ajudaria e minimizar o risco de alagamentos.

Acompanhe mais informações sobre a situação das chuvas na região em nossa programação e na página da UNITV no Facebook.