O ex-prefeito de Laguna, Juaci Ungaretti, morreu aos 96 anos, neste domingo (15). O político, que governou o município entre 1966 e 1970, enfrentava complicações de saúde há alguns anos. A Prefeitura de Laguna decretou luto oficial de três dias
O velório está sendo realizado na capela mortuária da funerária Gomsan, no Centro Histórico. Às 15h, está prevista uma homenagem da Sociedade Musical União dos Artistas e na sequência, às 16h, o cortejo segue para o Crematório São Matheus, em Capivari de Baixo.
Ele era filho do dentista Gil Ungaretti, que também foi prefeito da cidade durante a tomada de Laguna pelos revolucionários de 1930, e dona Rosa Amante. Formado em Odontologia, exerceu a profissão por décadas no município.
Juaci teve uma importante atuação política e comunitária no município, assumindo como prefeito da Laguna em 31 de janeiro de 1966, governando até 31 de janeiro de 1970. Durante sua gestão, o turismo foi amplamente desenvolvido com as primeiras bases lançadas para a urbanização do Mar Grosso e com a inauguração de hotéis como o Ravena e Renascença.
Em 1982, foi candidato a deputado estadual e ficou na suplência com pouco mais de 4 mil votos. Ele chegou a assumir o mandato em algumas rápidas oportunidades.
Juaci também é lembrado pelo incentivo que deu ao carnaval de blocos, clubes e escolas de samba, além da ornamentação das ruas do Centro Histórico para o desfile. Ele integrou várias diretorias de sociedades da cidade, entre elas o Clube 3 de Maio, Praia Clube, Iate Clube e Sociedade Musical União dos Artistas.
Foi fundador do então Clube dos 100 (hoje Laguna Praia Clube) e do Iate Clube da Laguna, onde foi comodoro em duas oportunidades, e chefe do Posto de Atendimento Médico (PAM, ex-Inamps), e da Unidade Central de Saúde (situada em frente à Carioca).