Fortalecimento da Rota Turística da Encosta da Serra Geral é discutida em reunião na Amurel
Foto: Divulgação Amurel

O turismo voltou a ser pauta de discussão na Amurel. Empresários e lideranças do setor de turismo estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (8), na sede da associação, para debater ações que visam potencializar as rotas turísticas na região da Encosta da Serra.

O empresário de Grão-Pará Márcio de Bona provocou a Amurel para a discussão do tema. Na reunião estavam presentes o diretor executivo da Amurel Celso Heidemann, o diretor de Turismo do município de Orleans Leomar Brugnara, a gestora da SEDETUR – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário Paula Vieira e o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar Patrício Fileti.

“Sou muito grato por essa abertura que a Amurel nos deu. Nos empresários estamos muito felizes e confiantes de que essa parceria de fomentar o turismo na nossa região vai ajudar todos os setores. Quando o turismo cresce, todo mundo ganha”, explica o empresário Márcio de Bona.

O turismo na região passa por um momento importante. O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Região Serra e Mar está na fase de validação pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que no próximo mês a empresa já possa estar fazendo a entrega oficial do plano. Após esta etapa será realizada uma audiência pública para apresentação e aprovação do mesmo.

“Foi uma provocação do empresariado da região da Encosta da Serra Geral, na pessoa do empresário Márcio, que nos trouxe um tema muito importante e que vem de encontro daquilo que a Amurel já vem trabalhando, com o Plano de Regional de Turismo. Foi um momento muito importante e que vai ajudar muito o nosso trabalho” destacou o diretor executivo da Amurel Celso Heidemann.

Outro ponto importante para o setor é que no final do mês de março o Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro que reúne os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Dos 18 municípios da Amurel, 10 deles entraram no novo mapa.

“Quando eu vi que o poder privado veio buscar o poder público para promover a rota turística, eu larguei meus afazeres e atendi ao chamado do Márcio. Quando o setor privado busca o poder público par fortalecer o turismo, isso demonstra a credibilidade e confiança no nosso trabalho”, enfatiza o diretor de Turismo do município de Orleans Leomar Brugnara.