Governo de SC abre inscrições para o programa CNH Emprego na Pista
Foto: Tiago Ghizon / Arquivo / SECOM

O Governo de Santa Catarina lançou o terceiro edital do programa CNH Emprego na Pista, que abre 2.473 vagas para emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O edital contempla os municípios de Blumenau, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São José, Urubici e Videira. As inscrições vão até 8 de junho pelo site empregonapista.detran.sc.gov.br, com sorteio das vagas previsto para 10 de junho, na sede do Detran/SC.

Oportunidade para quem precisa da CNH para trabalhar

O objetivo do programa é gerar mais empregos e tirar trabalhadores da informalidade. Com até 30 mil carteiras de habilitação previstas, o Emprego na Pista é voltado para quem precisa da CNH para conseguir ou manter um emprego. Estão disponíveis as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além de serviços como adição ou mudança de categoria, curso de motofrete e inclusão do EAR (Exercício de Atividade Remunerada).

Distribuição das vagas será por sorteio

As vagas serão sorteadas após o fim das inscrições. O presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, destacou que o programa é 100% gratuito e pioneiro no país. Segundo ele, a adesão dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos, psicólogos e laboratórios tornou possível a oferta nestes 13 municípios. “O programa atende à geração de emprego e renda, como pediu o governador Jorginho Mello”, reforçou.

Mais editais virão até 2026

Além das vagas atuais, novos editais serão lançados em 2025 e 2026. As próximas oportunidades dependerão da adesão de CFCs e profissionais credenciados em cada cidade. Parceiros como a ENA (Escola de Governo) e o SEST SENAT também colaboram para viabilizar a formação e habilitação gratuita dos motoristas.