Papa Leão XIV faz apelo por paz mundial no Vaticano
Foto: REUTERS/ Dylan Martinez

Pontífice conduziu neste domingo (11) sua primeira oração pública, Regina Caeli, na Praça São Pedro, em Roma. Diante de cerca de 150 mil fiéis, o papa falou sobre conflitos no mundo e prestou homenagem ao antecessor, Francisco.

O novo líder da Igreja Católica, papa Leão XIV, fez neste domingo (11) seu primeiro compromisso público voltado aos fiéis: a oração Regina Caeli, tradicionalmente realizada aos domingos, diretamente da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O momento marcou não apenas sua primeira aparição para a oração dominical, como também um forte apelo por paz global — especialmente na Ucrânia, Faixa de Gaza, e em relação aos conflitos envolvendo Israel, Hamas, Índia e Paquistão.

Apelo global pela paz e homenagem a Francisco

Durante a oração, Leão XIV pediu um cessar-fogo imediato nos territórios em guerra e que ajuda humanitária chegue às populações civis atingidas. Também prestou uma homenagem emocionada ao papa emérito Francisco, falecido em abril.

“Que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil, que sejam libertados todos os reféns”, declarou. “Guerra nunca mais”, reforçou ao lembrar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Primeira aparição atrai multidão ao Vaticano

A expectativa da Santa Sé era de que cerca de 150 mil fiéis comparecessem à Praça São Pedro para ouvir o novo pontífice, recém-empossado. O papa saudou os presentes em diversos idiomas e aproveitou para celebrar o Dia das Mães, enviando uma saudação especial.

“Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães.”

Pontificado terá início oficial em 18 de maio

Embora já esteja atuando como chefe da Igreja Católica, o início oficial do pontificado de Leão XIV será marcado no próximo domingo (18) com uma missa na Praça São Pedro. A programação da semana inclui encontro com a imprensa, o corpo diplomático e posse em outras basílicas importantes.