Gravatal adere ao Acordo Cidades 2030
Foto: Divulgação PMG

O município de Gravatal assinou a adesão ao Acordo Cidades 2030, uma iniciativa de cooperação para fomentar a implementação em âmbito local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação foi lançada pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) na sexta-feira (27).

A iniciativa da FECAM é realizada em parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS. Gravatal foi um dos primeiros a aderir à iniciativa.

Na sexta, a presidente da Comissão Municipal, Potira Souto, e o secretário de Educação e coordenador de engajamento dos ODS, Jader Salazar, estiveram no lançamento do Programa Acordo Cidades 2030 lançado pela FECAM na Associação Grande Florianópolis.

“Estamos plantando sementes para o futuro. Estudando os ODS, buscando levar informações para todos com uma linguagem simples e desenvolvendo ações educativas e criativas para incentivar práticas sustentáveis como nos projetos Hortas Pedagógicas e Comunidade Cidadã”, disse Potira. “A educação é força motriz. É nossa principal ferramenta para fortalecer este movimento”, afirmou Jader.

O município já havia sido aceito como signatário do Pacto Global da ONU e vem sendo pioneiro na implementação entre os municípios catarinenses através do trabalho da Comissão Municipal dos ODS, que atua no monitoramento de indicadores, na discussão de estratégias e na realização de ações para conscientização e engajamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Já somos signatários do Pacto Global da ONU, realizamos adesão ao Movimento Nacional ODS SC, assinamos a Carta de Compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, além do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia do Brasil – América Latina e Caribe – e o Acordo Cidades 2030. Tudo isso para mostrarmos que mesmo um Município pequeno como o nosso, mesmo com suas limitações, pode se tornar inspiração e referência no Estado e até no país. Afinal, a sustentabilidade tem princípio na simplicidade”, ressaltou o prefeito Clei Rodrigues (PP).