Há anos os moradores da comunidade de Rio do Pouso, em Tubarão, sonham em ver a rodovia João Alfredo Rosa asfaltada. Como forma de chamar a atenção da prefeitura, na manhã desta quarta-feira (9), eles realizaram uma manifestação, com uma barreira feita de madeira para impedir a passagem dos veículos.
Segundo os moradores, com o tempo seco, quando carros ou caminhões passam pela estrada a poeira sobe e invade as casas. Já em dias de chuva, os buracos e a lama se acumulam na rodovia.
“Nós estamos reivindicando melhorias na nossa estrada, tanto a parte de alargamento quanto a pavimentação asfáltica. Uma das curvas é muito perigosa, e estamos tentando fazer com que eles abram a estrada e retirem as pedras”, afirma a moradora Miriam Floriano.
Para tentar resolver o problema da poeira, que causa muito incômodo aos moradores, eles solicitaram à prefeitura um caminhão-pipa para molhar a estrada.
“Aqui tem pessoas com problema respiratório e com essa poeira acaba agravando ainda mais. Na estrada tem buraco por todos os lugares, quando chove os carros atolam”, descreve o morador Elias de Farias.
A Polícia Militar esteve na localidade durante a manifestação, e precisou tirar as madeiras da estrada, pois o comunicado de interdição do trânsito precisava ter sido feito antes.
O secretário de Agricultura, Jairo Sampaio, esteve na região do Rio do Pouso para conversar com alguns moradores e reafirmar a intenção da prefeitura em executar a pavimentação. Enquanto a obra não é concretizada, a coordenadoria de Manutenção de Estradas Rurais manterá com frequência os trabalhos de patrolamento e, se necessário, colocação de areão, para manter a estrada em boas condições.
Na segunda-feira (7), o prefeito Joares Ponticelli reafirmou o compromisso de pavimentar a estrada ao participar da abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores.
“Com a adesão de Tubarão ao Plano 1000 poderemos remanejar alguns projetos que estão no Proinfra 2 e com isso atender outras antigas demandas, entre elas a pavimentação do trecho entre o Rio do Pouso até a ponte baixa na divisa com São Ludgero”, afirmou o prefeito.