Novo relatório de balneabilidade aponta que todas as praias da região seguem próprias
Foto: Divulgação IMA/SC

O novo relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), mostrou que dos 237 pontos analisados no estado, 123 estão próprios para banho, um total de 51,9%.

Na região, todos os pontos que são analisados seguem próprios para banho. O relatório completo pode ser acessado no site do IMA.

Vandalismo contra as placas

As placas que indicam se um ponto está próprio ou impróprio para banho são trocadas, regularmente, pelo Corpo de Bombeiros Militar, que possui uma parceria com o IMA.

Em alguns locais, a indicação Imprópria é alterada para Própria, pelo fato da sílaba IM ser retirada irregularmente. O IMA chama a atenção dos usuários para as cores da escrita, a imprópria é também sinalizada pela cor vermelha. Por isso, mesmo que alterada, a cor permanece indicando que o local não está adequado para mergulho.

Algumas vezes, a identificação de balneabilidade é pichada, o adesivo arrancado, a placa retirada do local ou até trocada de forma irregular e criminosa. Assim que toma conhecimento, o IMA vai ao local para consertar a indicação.

Devido ao fato de as placas serem danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas, o IMA reforça a solicitação aos banhistas para que acessem o site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para buscar a situação atualizada de cada ponto monitorado.