Ponte desaba no limite entre Rio Fortuna e Grão-Pará
Fotos: Redes Sociais

A ponte Celito Kuhnen, no limite entre os municípios de Grão-Pará e Rio Fortuna, desabou na tarde desta segunda-feira (14). O local foi isolado e o tráfego interditado pelas duas prefeituras por tempo indeterminado. A queda da estrutura ocorreu por volta das 16h. Não houve feridos.

A ponte tem 40 metros de comprimento, e parte da estrutura de concreto caiu em função do colapso da cabeceira em virtude das chuvas dos últimos dia. Assim, ocasionando a erosão na cabeceira da margem esquerda.

A Prefeitura de Rio Fortuna emitiu um comunicado alertando os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como a ponte roberto Heidemann, na localidade de Rio Areão. A ponte baixa, conhecida como ponte Gustavo Kuhnen deve ser evitada em períodos de chuva.

A ponte que caiu dá acesso às comunidades de Capoeirão e Rio Chapéu.

Foto: Defesa Civil

VIstoria

Na manhã desta terça-feira (15), o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da região da Amurel, Anderson Martins Cardoso, esteve no local verificando a situação. “Nosso objetivo é acompanhar os trabalhos e reforçar o suporte aos técnicos e engenheiros da Defesa Civil do Município em caso de necessidade, isolar o local com sinalização e informar a comunidade que a trafegabilidade no local está comprometida”, comentou Cardoso.

Após a vistoria é realizado o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) no Sistema Informatizado da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SISDC). Dessa forma, o órgão analisará a possibilidade de incluir a reconstrução da ponte por meio do programa do kits de transposição para obstáculos de concreto da Defesa Civil de Santa Catarina.

Foto: Defesa Civil