Com a presença de remadores e esportistas da região com caiaques, canoas havaianas e stand up paddle, as rampas náuticas nas margens do rio Tubarão foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (15), feriado municipal da padroeira Nossa Senhora da Piedade na Cidade Azul.
As estruturas foram construídas sob a passarela Ângelo Antônio Zaboti. Na margem direita, com 15 metros de largura por 25 de comprimento, a rampa vai servir para a entrada de embarcações. O espaço deve ser usado pra prática de esportes náuticos pela população e também para auxiliar os serviços de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Já na margem esquerda, há outra rampa. Essa de menor tamanho, de 15 de largura por 15 de comprimento, mas que deve ser usada pra lazer da população. Os moradores foram conferir a inauguração das novas rampas náuticas e aprovaram o novo espaço de convivência da cidade.
A estudante Giuliana Cleffi gostou e acredita que isso vai valorizar o Rio Tubarão. “Eu achei que ficou ótima, vai ser uma área que o pessoal vai aproveitar bastante. Vai revitalizar o rio. Era uma coisa que antes acabava ficando um pouquinho de lado e agora o pessoal vai ter a oportunidade de aproveitar bastante”, avalia.
De acordo com Marcos Giraldi, integrante do grupo Amigos do Remo, a rampa náutica era um sonho antigo de pessoas que praticam esportes aquáticos no município. “É um trabalho que estamos buscando há vários anos, mais de dez anos pelo menos. Um grupo de amigos que gosta do remo, gosta de participar e de ver o rio de dentro pra fora, que é o importante. Estamos aí realizando esse sonho”, conta Giraldi.
A construção das rampas náuticas é uma obra da Tubarão Saneamento e foram realizadas como medida compensatória determinada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão, por conta da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no município. No total foram investidos cerca de R$ 550 mil
“A Tubarão Saneamento recebeu algumas multas por atrasos e inconsistências na execução do sistema de esgoto e a Agência, ao invés de embolsar esse valor, ela criou um programa de aplicação desses valores em obras públicas para a população. Então, nós tivemos a praça do Chafariz, Otto Feuerschuette, da Figueira, e agora, as rampas náuticas são mais um equipamento entregue pela Agência para a população em parceria com o município e a Tubarão Saneamento”, explica João Flávio, superintendente administrativo da AGR.