O Facilita Tubarão deve começar a realizar em breve atendimentos de 21 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa será viabilizada por meio de cooperação entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho e Previdência. Ainda não há uma data para o inicio desses atendimentos no local.
Neste primeiro momento, oito servidores de carreira do município que atuam Facilita Tubarão estão passando por uma capacitação técnica para realizar os serviços do INSS. O treinamento é conduzido pelo chefe da gerência executiva do instituto em Criciúma, Alessandro Campos Rocha. Em seguida, esses funcionários repassarão as instruções, em uma segunda capacitação, para outros servidores e estagiários que trabalharão diretamente com o público.
“Com isso aumentaremos a oferta de serviços e consolidar o conceito do Facilita Tubarão que é o de resolver os problemas ou demandas do cidadão em um único lugar”, destaca o gerente de Atendimento ao Cidadão Felipe Felisbino.
Serviços do INSS no Facilita Tubarão
- Aposentadoria por idade: rural e urbana;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Pensão por morte previdenciária: rural e urbana;
- Auxílio-reclusão: rural e urbano;
- Salário maternidade: rural e urbano;
- Cópia de processos;
- Benefício Assistencial (pessoa com deficiência, idoso, à pessoa com deficiência microcefalia, trabalhador portuário avulso, revisão de benefício);
- Recurso;
- Seguro defeso – pescador artesanal;
- Certidão de Tempo de Contribuição – CTC;
- Recurso ordinário 1ª instância;
- Recurso especial 2ª instância;
- Preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;
- Orientações e informações sobre formas de acesso aos serviços digitais do INSS e
- Orientações e demais serviços que venham a ser disponibilizados para uso dos parceiros.