Três cidades da Amurel são finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae
Foto: Divulgação PMI

As cidades de Imbituba, São Martinho e Tubarão são finalistas da 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor em Santa Catarina. A premiação, promovida pelo Sebrae, reconhece os gestores que se destacaram no desenvolvimento de pequenos negócios e na modernização dos serviços públicos. Todos já possuem o Selo Prefeito Empreendedor.

Os vencedores serão conhecidos nesta quarta-feira (13). O evento acontece a partir das 18h30 no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. A premiação é dividida em oito categorias, como desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.

O principal objetivo do prêmio é reconhecer as melhores práticas municipais de apoio às micro e pequenas empresas e de estímulo ao ambiente de negócios. “A intenção também é incentivar que outros municípios venham a aderir ao programa Cidade Empreendedora e a trabalhar com o empreendedorismo, com a desburocratização, com a celeridade na abertura de empresas e com atualização das legislações”, comenta o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini.

Municípios finalistas

São Martinho e Imbituba concorrem na categoria Sala do Empreendedor. “Viemos desenvolvendo muito bem iniciativas dentro da Sala do Empreendedor que têm nos trazido grandes resultados, como o projeto Juro Zero para os negócios em geral e para o setor turístico. Também aumentamos a estrutura física da nossa sede e de atendimento aos empresários”, revela a agente de desenvolvimento e gestora na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba, Paula Vieira.

Já Tubarão disputa nas categorias Empreendedorismo na Escola e Cidade Empreendedora, com uma série de projetos. Entre eles, está o JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e o programa Crescendo e Empreendendo. “O último é uma metodologia do Sebrae que almeja despertar o empreendedorismo para adolescentes e jovens do município, a fim de tornar-se uma estratégia para a inclusão social, favorecendo o acesso deles ao mercado de trabalho”, explica a agente de desenvolvimento da Prefeitura de Tubarão, Adriana Caporal.

Além dessas ações, o município conta com o programa Geração 2050, uma das vertentes do projeto Tubarão 180º, que tem a proposta de preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho na área de tecnologia, e o projeto Pró-Oficinas que busca fortalecer a economia da região com foco na competitividade no comércio de rua e prestação de serviços.