Os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano já estão disponíveis aos contribuintes. Aquele que optar por pagar em cota única, tem descontos conforme a data de vencimento escolhida entre as três opções existentes.
A primeira delas, com o vencimento em 10 de fevereiro, oferece 20% de desconto sobre o valor lançado. A segunda data disponível é 10 de março, com 15% de desconto ao contribuinte. Por fim, a última opção para a quitação do tributo em cota única acontece no dia 11 de abril, quando o desconto fornecido é de 10%. O valor constante nos boletos já estará com os descontos, de acordo com a forma de pagamento escolhida.
Existe ainda a possibilidade de pagamento do IPTU de forma parcelada, se assim o contribuinte preferir. Este parcelamento pode ser feito em até dez vezes, com o vencimento da primeira parcela em 10 de março.
A Prefeitura de Tubarão ressalta que os boletos para o pagamento do imposto, seja em cota única ou de forma parcelada, não serão entregues pelos Correios. Eles estão disponíveis de forma online ou ainda pelo aplicativo para smartphones e tablets que rodem o sistema Android.
Os contribuintes também podem retirar os boletos é presencial no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
Este ano, os moradores também podem retirar o boleto algumas escolas da rede municipal de ensino, até o dia 10 de fevereiro. São elas:
- EMEB Arino Bressan – Rua José Bressan, 366, Monte Castelo;
- EMEB Bom Pastor – Rodovia João Alfredo Rosa, Bom Pastor;
- EMEB Francelino Mendes – Rua José Venâncio, 2093, São João Margem Direita;
- EMEB Manoel Rufino Francisco – Rua Raul Corrêa de Souza, Passagem;
- EMEB Professora Maria Emília Rocha – Rua Alvim Rosendo Fogaça, Recife;
- EMEB São Judas Tadeu – Rua Luiz Corrêa de Souza, 830, Dehon;
- EMEB São Martinho – Rua Inês Mendes dos Santos, São Martinho;
- CEI Balão Mágico – Rua Miguel de Pata, s/nº, São Clemente;
- CEI Branca de Neve – Rua Eduardo Manoel Simão, KM 60.
O IPTU teve um reajuste de 10,78% este ano. O valor é referente a inflação de outubro de 2020 a setembro de 2021. São ao todo 53 mil imóveis que devem pagar o imposto em Tubarão.
Conforme o secretário da Fazenda, Raphael Bianchini, o imposto é uma importante fonte de arrecadação do município. ““O IPTU tem uma característica muito interessante em relação a outros tributos, principalmente tributos estaduais e federais, porque ele fica 100% no município. Além das destinações obrigatórias, de 25% na Educação e 15% na Saúde, o restante vai para o caixa do município para ser utilizado na devolução em termos de infraestrutura e melhorias dos serviços de forma geral”, destaca.