Vereador de Laguna é acusado de assédio sexual por ex-servidora
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

O vereador de Laguna Rodrigo Bento (PL) foi denunciado por uma ex-servidora por assédio sexual ocorrido no ambiente da Câmara de Vereadores. A acusação foi encaminhada na última sexta-feira (3) para a Procuradoria Especial da Mulher, órgão interno do Legislativo.

Segundo a denúncia, o caso aconteceu em 5 de outubro do ano passado, quando o vereador teria pedido favorecimento sexual para a ex-servidora, “prevalecendo-se de sua condição de superior hierárquico”. O pedido teria sido feito em troca de uma bolsa de estudos para o filho dela na escola onde ele é professor.

A ex-servidora contou também que foi pressionada e ameaçada pelo vereador e por aliados políticos a não fazer a denúncia.

Em nota, a defesa de Rodrigo Bento negou as acusações e informou ainda que o vereador já procurou a Polícia Civil para que o caso seja investigado. Ele afirma ainda que a ex-servidora foi exonerada em dezembro do ano passado e que esteve na Câmara de Vereadores causando tumulto.

Confira a nota:

O vereador Rodrigo Bento recebeu com estranheza a denúncia realizada, uma vez que a ex-servidora não era sua subordinada, tampouco prestava serviços em seu gabinete.

Assim que tomou conhecimento da denúncia, o vereador buscou a Polícia Civil para que fosse dado início a uma investigação, de modo que os fatos fossem esclarecidos, tendo, inclusive, registrado Boletim de Ocorrência pela prática de denunciação caluniosa por parte da ex-servidora.

Na última segunda-feira (27/2), a ex-servidora, exonerada desde dezembro, esteve na Câmara de Vereadores causando tumulto, impondo seu retorno ao trabalho, enquanto proferia ameaças e ofensas contra diversas pessoas que se encontravam no local. Tais informações também já foram repassadas à Polícia Civil, para que se proceda à busca nas imagens das câmeras de segurança, bem como a oitiva de testemunhas.

Em verdade, desde o ano de 2022 este vereador vem sofrendo inúmeras perseguições, das mais variadas formas, além de ameaças de morte, em razão dos comentários que diariamente divulga, sendo que, ainda no referido ano, este vereador e sua família precisaram deixar a cidade de Laguna durante determinado período a fim de que as ameaças de morte não fossem concretizadas.

Cabe relembrar que, além de vereador, Rodrigo também é professor há mais de 23 anos, não tendo qualquer fato que desabone sua conduta, seja em sua vida profissional, seja em sua vida pública, motivo pelo qual vem recebendo inúmeras manifestações de apoio de colegas e de toda a população lagunense.

Nos próximos dias, atuará incansavelmente junto à Polícia Civil a fim de que os fatos sejam esclarecidos, e a ex-servidora punida na forma da lei.

Laguna/SC, 5 de março de 2023.
Gustavo Michels Botega
OAB/SC 54891.