No último sábado (20), Tubarão realizou o Dia D Nacional contra a covid-19, na Arena Multiuso Estêner Soratto. O objetivo da campanha foi imunizar as pessoas que estavam dentro do prazo para receber a vacina, mas ainda não haviam comparecido em um dos pontos de vacinação.
Ao todo, 474 tubaronenses foram vacinados: segunda dose do laboratório Coronavac/Butantan (6); segunda dose do laboratório AstraZeneca/FioCruz (43); primeira dose (35), segunda dose (126) e dose de reforço (165) do laboratório Pfizer.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), cerca de dez mil pessoas estão em atraso com a segunda dose. A prefeitura reforça que a falta de comprometimento em receber o imunizante prejudica toda a população, já que a vacinação é um ato coletivo, e não individual.
A campanha de vacinação contra a covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde de Tubarão (UBS), com agendamento prévio, na sala central da Policlínica das 8h às 21h e no centro de vacinação implantado na Arena Multiuso, das 9h às 19h.
Atualmente, podem receber o imunizante:
- Primeira dose para pessoas de 12 anos ou mais. Levar documento de identificação com foto e o Cartão do SUS. Os adolescentes que não forem se vacinar acompanhados dos pais, é necessário preencher uma declaração de autorização.
- Segunda dose para as pessoas acima de 15 anos que receberam a primeira dose até o dia 22 de setembro. Levar documento de identificação com foto, Cartão do SUS e comprovante de recebimento da primeira dose;
- Dose de reforço para idosos (65 anos ou mais) que completaram o esquema vacinal até o dia 20 de junho (cinco meses). Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores;
- Dose de reforço para imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, 28 dias. Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS, comprovante de recebimento das duas doses anteriores e comprovante da condição de saúde;
- Dose de reforço para trabalhadores da saúde que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses. Levar o documento de identificação com foto, Cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores e documento comprobatório de vínculo profissional com a área da saúde.