Pacientes começam a realizar sessões de radioterapia no HNSC
Foto: Reprodução UNITV

As primeiras sessões na Unidade de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, começaram a ser realizadas nesta segunda-feira (18). O inicio dos tratamentos no local concretiza um projeto importante para a Amurel. A partir de agora, os pacientes da região não precisam se deslocar para outras unidades para realizar o procedimento.

A Unidade de Radioterapia do HNSC oferece uma estrutura completa de tratamento oncológico, concentrado em um só local todos os serviços, desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, Imunoterapia, cirurgias oncológicas e agora a radioterapia.

As sessões iniciam com novos pacientes, sendo que não haverá transferência de atendimento dos demais que hoje realizam a radioterapia em outros centros, para que não haja impacto no tratamento. Na última semana, as pessoas que irão fazer o tratamento na unidade passaram pela consulta médica para o planejamento do procedimento.

O serviço terá à disposição uma equipe especializada de técnicos em radioterapia, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, enfermeira estomaterapeuta, assistente social, nutricionais assim como equipes de recepção e auxiliares administrativos.

“Com este serviço integrado avançamos na oferta e no atendimento do setor, fortalecendo a nossa Instituição que já é referência em oncologia”, ressalta o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira.

O HNSC atende aproximadamente 900 pacientes por mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia.

Processo de habilitação

O início das sessões de radioterapia no HNSC encerra um longo período de espera. Para que a unidade começasse a funcionar, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai custear os tratamentos nos primeiros meses. Houve um incremento de R$ 134.244,30 mensais no convênio com o HNSC.

Com o valor, serão custeados os tratamentos de até 30 pacientes por mês. O quantitativo foi definido com base na demanda de pessoas da região atendidas no Hospital São José, em Criciúma, onde as radioterapias são realizadas atualmente. A nova estrutura tem capacidade de atender até 60 pacientes por mês. Conforme a SES, havendo necessidade e demanda, o valor poderá ser reajustado.

Com o início dos tratamentos Unidade de Radioterapia do HNSC, a direção da instituição vai providenciar a habilitação da radioterapia junto ao Ministério da Saúde. A habilitação ocorre para que o órgão federal assuma o custeio dos tratamentos e faça a remuneração direto ao hospital. No entanto, para que isso aconteça, a pasta cobra que a unidade hospitalar apresente uma série histórica de atendimentos.

Agora, enquanto a habilitação é providenciada, a secretaria estadual é quem bancará o serviço, permitindo o início das operações no local e, consequentemente, a formação de uma série histórica.