Período de intenso calor aumenta o risco de viroses gastrointestinais
Banco de imagem

A temporada de verão, marcada por altas temperaturas e maior fluxo de turistas em regiões litorâneas de Santa Catarina, tem gerado um aumento nos casos de doenças diarreicas agudas (DDA), popularmente conhecidas como viroses gastrointestinais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (6), para a população reforçando os cuidados essenciais para prevenir essas enfermidades e evitar a disseminação.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), hospitais e unidades de saúde monitoram os casos, que na maioria apresentam sintomas leves e são tratados com reidratação e cuidados clínicos básicos.

As doenças diarreicas agudas são frequentemente causadas pelo consumo de alimentos ou água contaminados. A SES orienta a população a seguir medidas de prevenção simples e eficazes, como:

  • Consumir somente água tratada, fervida ou mineral;
  • Evitar frutos do mar crus e carnes malpassadas, especialmente de procedência desconhecida;
  • Manter os alimentos refrigerados e descartar produtos deteriorados ou fora do prazo de validade;
  • Higienizar as mãos regularmente, sobretudo antes de preparar alimentos ou após usar o banheiro;
  • Não frequentar locais impróprios para banho, onde há risco de contaminação.

Crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas são os grupos mais vulneráveis às complicações, como desidratação grave. Em casos de sintomas persistentes, é essencial procurar atendimento médico e evitar a automedicação.

Dicas para um verão seguro

Ao levar alimentos para a praia ou outras atividades ao ar livre, cuide da refrigeração e evite consumir bebidas e sucos não industrializados de origem desconhecida. Redobre a atenção com a higiene e priorize produtos frescos e bem armazenados.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.