Unidade de radioterapia de Tubarão ainda não tem prazo para iniciar os atendimentos
Foto: Pedro Garcia/UNITV

A Unidade de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, ficou pronta há pouco mais de um ano. Depois, precisou esperar alguns trâmites burocráticos. O hospital diz que já tem uma equipe de 19 pessoas contratada para fazer o serviço, mas depende do aval dos governos federal e estadual para iniciar os atendimentos.

“Nós estamos aguardando a habilitação no Ministério da Saúde. E estamos vendo com o Governo do Estado para custear o serviço para começar os atendimentos”, disse a coordenadora de enfermagem da radioterapia do HNSC, Eloisa da Silva Souza.

Na tarde deste sábado (18), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na radioterapia do hospital acompanhado de uma comitiva. Ele não assinou nenhum documento para autorizar o começo dos trabalhos. Em entrevista, disse que falta um acerto do hospital com o Governo do Estado.

“O Ministério da Saúde já incrementou o teto de radioterapia do Estado de Santa Catarina em R$ 900 mil. Falta agora apenas a contratualização do Estado com o hospital para que se iniciem os atendimentos. Não há motivos para a demora, porque já temos a estrutura pronta, já temos o equipamento liberado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e os recursos já estão com o Estado. Agora é só abrir o serviço para atender a população que necessita desse tipo de atendimento”, afirmou Queiroga em entrevista à imprensa tubaronense.

A Unidade de Radioterapia do HNSC recebeu cerca de R$ 8 milhões em recursos federais. O valor veio por meio do Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER-SUS), do Ministério da Saúde. Outras 53 unidades iguais a essa já foram entregues em todo o país.

Atualmente, aproximadamente 190 pessoas precisam de atendimento de radioterapia na região da Amurel. Como o serviço ainda não existe em Tubarão, elas precisam ir para Criciúma ou Florianópolis.

O hospital explica que essas pessoas devem terminar o tratamento nos locais onde fazem a radioterapia. “A gente começa a fazer os tratamentos novos. E os que já estão sendo feitos, vão ser finalizados nos locais onde os pacientes já fazem o tratamento”, explica Eloísa.

Depois que entrar em funcionamento, o novo prédio de radioterapia vai ter capacidade para atender até 60 pacientes oncológicos que precisam do tratamento. “A gente pretende trabalhar em dois turnos. Nós temos uma estimativa de atender de 40 a 50 pacientes inicialmente”, completa a coordenadora do setor.

A reportagem da UNITV tentou contato com o Governo do Estado para saber qual é o prazo para fazer a contratualização com o HNSC, mas até o momento não tivemos retorno.

Atualização 11h16

Em nota enviada a UNITV na manhã deste domingo (19), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, informou que está elaborando um convênio de custeio para o funcionamento da Radioterapia. E que isso ficou definido em uma reunião com representantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição na última terça-feira, dia 14.

Nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que está elaborando um convênio de custeio para o funcionamento da Radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, de acordo com as questões definidas em reunião com representantes da unidade na última terça-feira, 14.
O convênio, com recursos do Governo do Estado, financiará o serviço até que seja efetivado o credenciamento no Ministério da Saúde. A SES ainda informa que toda a documentação para a habilitação do serviço por parte do MS já está finalizada”.