8ª Região da Polícia Militar de Tubarão comemora 14 anos e inaugura nova sede
Foto: Reprodução UNITV

Um evento realizado na tarde desta quinta-feira (21) comemorou os 14 anos de criação da 8ª Região de Polícia Militar (8ªRPM) de Tubarão. Durante a solenidade, foi inaugurada oficialmente a nova sede da unidade. O prédio fica na avenida José Acácio Moreira e já vinha sendo usado pela corporação. A estrutura abrigava a extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional e foi cedida pelo Governo do Estado para a Polícia Militar.

O evento também foi marcado pela entrega de medalhas comemorativas e a inauguração da galeria dos comandantes da 8ªRPM. Policiais que atuam na região e autoridades municipais locais compareceram no ato.

“Qual a função da região de Polícia Militar? Ela dá suporte. Operacional, logístico, planejamento, execução, faz um link direto com o comando geral e a Secretaria de Segurança Pública em tudo aquilo que é importante para potencializar as políticas de segurança pública relacionadas a polícia militar na nossa região”, enfatiza coronel Jefer Francisco Fernandes, comandante da 8ª RPM.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, também participou da solenidade. “Para nós é uma felicidade muito grande podermos vir a Tubarão verificarmos o complemente de uma ação que já começou no ano passado. Um processo de apropriação de área que é do próprio Estado para a Polícia Militar. Um trabalho fantástico feito aqui pelo coronel Jefer e por toda a equipe de trabalho dele, deixando esse espaço bonito, agradável, pronto para ser colocado à disposição do nosso efetivo aqui na regional”, destaca Dilnei.

Sobre a 8ª RPM

A criação e implantação da 8ª RPM se deu em 3 de setembro de 2007, por meio do decreto estadual nº 583/2007. O comando da unidade abrange os 18 municípios da Amurel, além das cidade de Paulo Lopes e Garopaba. Atualmente, a região conta com dois batalhões (BPM) e duas guarnições especiais (GE):

  • 5º BPM em Tubarão e OPMs subordinadas em (Jaguaruna, Capivari de Baixo, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes)
  • 28º BPM em Laguna e OPM subordinada (Pescaria Brava),
  • GEBN em Braço do Norte e OPMs subordinadas em (Gravatal, Armazém, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Rio Fortuna, Grão Pará, São Ludgero)
  • GEIB em Imbituba e OPMs subordinadas em (Garopaba, Imaruí, Paulo Lopes)
  • Formação Sanitária da 8ªRPM
  • Central Regional de Emergência em Tubarão.