Um cão da raça labrador morreu depois de ficar gravemente ferido ao tentar pular um portão com pontas metálicas. O cachorro tentou fugir após se assustar com os barulhos de fogos de artifício, mas ficou preso pelo abdômen na estrutura, sofrendo perfurações. O caso aconteceu no domingo (5), no bairro Bentos, em Laguna.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o cão. O animal foi retirado, recebeu todo o suporte de primeiros socorros e depois foi levado para uma clínica veterinária. No entanto, horas depois não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo informou os responsáveis pelo cão aos socorristas.
Em Laguna, uma lei municipal proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos (ruídos) e de artifícios além de artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores em janeiro deste ano e sancionada no mesmo mês.
O infrator poderá receber uma multa até R$ 1035,25. proibição é em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. A fiscalização é de responsabilidade da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), com o apoio da Guarda Municipal. Os valores arrecadados com as multas serão revertidos ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.