Mãe salva bebê de engasgo com leite materno com orientações de atendente do COPOM
Imagem ilustrativa

Na madrugada deste domingo (18) o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) de Laguna recebeu a ligação de uma mulher que estava com um bebê recém-nascido (sete dias) engasgado com leite materno e não respirava.

A agente Laisa Firmino Luciano orientou, por telefone, a mãe para realizar a manobra de Heimlich, durante aproximadamente dois minutos, quando a criança voltou a respirar, e pode se ouvir o choro do bebê. Os pais foram orientados a levarem a bebê ao hospital, para melhor avaliação.

Na sexta-feira (16) uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Trombudo Central foi acionada para atender a uma ocorrência em que um bebê de apenas 3 dias apresentava Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), no município de Agronômica.

No local a mãe entregou o bebê, que já estava respirando, aos socorristas e relatou que tentou realizar as manobras de desobstrução, porém sem sucesso. Foi então que ela fez contato com o CBMSC pelo 193, foi orientada pelo atendente e obteve êxito na realização das manobras necessárias para que o bebê voltasse a respirar.

O CBMSC ressalta que atendimentos como estes reforçam o compromisso da corporação em salvar vidas e evidencia o empenho e excelência no atendimento. No caso de Laguna e de Agronômica, o preparo dos atendentes foi fundamental para o sucesso dos salvamentos.

Confira no vídeo do CBMSC como agir em caso de engasgamento de bebês.

Na última semana um bebê de 30 dias foi salvo por bombeiros, em Tubarão, também após engasgo com leite materno.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.