No Dia do Guarda-Vidas, importância deles nas praias é reforçada
Foto: Marco Favero/SECOM/GOVSC

No dia 28 de dezembro, comemora-se o Dia do Guarda-Vidas que atua com foco na prevenção de acidentes em ambientes aquáticos e, quando necessário, no salvamento. No último dia 16 teve início a Operação Veraneio e com ela a ativação de todos os postos de guarda-vidas em Santa Catarina. Ao todo, são 430 postos ativos em 155 praias, de 35 municípios catarinenses.

A Operação Veraneio, que é a maior operação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), tem como missão reduzir o número de mortes por afogamento e ainda que a operação apareça para o público somente alta temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente. São realizados treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e aptos para atuar. Além, claro, da aquisição de equipamento e manutenções da frota.

A temporada 2023/2024, conta com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, uma média de dois mil guarda-vidas civis voluntários e 262 alunos-soldados em estágio supervisionado. Todos atuando exclusivamente na operação. Ainda, mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações foram empenhadas para essa operação.

Entre os dias 16 e 24 de dezembro, foram realizadas 1.142.990 ações preventivas e 221 pessoas foram salvas, ou seja, deixaram de se afogar.

Santa Catarina é campeã brasileira de Salvamento Aquático Desportivo

No decorrer do ano, os guarda-vidas de todo Estado se reúnem em campeonatos de salvamento aquático que visam manter todos atualizados dos padrões internacionais de salvamento, bem como, prepará-los para campeonatos nacionais e mundiais.

Campeã em 2022 em Torres, no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina sediou entre os dias 9 e 11 de novembro, nos municípios de Itajaí e Itapema, o 22° Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático Desportivo (Sobrasa Rescue 2023).

A delegação catarinense, com mais de 90 integrantes, foi formada a partir de dois campeonatos catarinenses: de praia, em maio, em Itapema e de piscina, em setembro, em Lages. Além de seletivas estaduais, abertas ao número aproximado de dois mil guarda-vidas militares e civis. Titulação que destaca a qualidade e treinamento das equipes que atuam com salvamento aquático no CBMSC.

Em fevereiro deste ano, o CBMSC representou o estado no campeonato Elite 2023 de Lifesaving ou Salvamento Aquático Desportivo, em Matinhos, no Paraná. Essa foi a primeira vez que uma delegação catarinense participou deste campeonato e o CBMSC se destacou positivamente com a conquista de 48 medalhas, na maioria, de primeiro lugar.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.