O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, foi solto nesta quinta-feira (26), após autorização da desembargadora Cintia Schaeffer. Ele estava preso preventivamente desde o último dia 3, no âmbito da Operação Caronte. Os demais presos também foram liberados. O prefeito seguirá afastado das funções e não poderá se aproximar da Prefeitura nem dos demais investigados. Também foi determinado a todos o monitoramento eletrônico pelo prazo de 90 dias.
Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular envolvendo a concessão de serviço funerário na cidade de Criciúma.
O grupo, composto por empresários e agentes públicos, é demandado nos Autos n° 5050695-87.2024.8.24.0000, que tramitam sem sigilo no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Operação Caronte
Intitulada “Operação Caronte”, o nome faz alusão ao barqueiro de Hades (mitologia grega), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aquerante, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Aqueles que não tinham condições de pagar certa quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.