Embora o verão seja a estação mais associada ao aumento das ocorrências de afogamento, é importante lembrar que os riscos nas praias podem ocorrer a qualquer momento do ano. Neste fim de semana, foram registradas seis ocorrências, incluindo a morte de um homem.
De acordo com o Capitão Henrique Schuelter, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o movimento nas praias aumentou muito neste fim de semana. “Por mais que não esteja tão calor, há um movimento maior nas praias comparado aos outros dias. O tempo estava bom, mas o mar tinha bastante correnteza”, afirma.
Neste domingo (8), em Garopaba – na Praia do Siriú, Um homem de aproximadamente 40 anos morreu após se afogar. De acordo com o CBMSC, a vítima foi avistada por um surfista, já em afogamento grau 6, após virar um caiaque na região de quebra das ondas. O homem foi retirado do mar e foram iniciados os procedimentos de reanimação.
Bombeiros, Samu e o Serviço Aeromédico da Polícia Civil foram acionados e, após mais de uma hora de tentativas de reanimação, os socorristas atestaram o óbito. A vítima ficou no local aos cuidados da Polícia Científica.
Também em Garopaba, na Praia do Ouvidor, na tarde deste sábado (7), dois irmãos, de 13 e 8 anos se afogaram. O adolescente foi resgatado ainda no sábado e o mais novo seguia desaparecido até a manhã deste domingo (8). Os irmãos são de Balneário Piçarras e estavam no canto sul da praia junto da família.
Além dos bombeiros, o Samu e o Serviço Aeromédico da Polícia Civil também foram acionados. Segundo a polícia, o menino de 13 anos estava com os sinais estáveis e foi encaminhado ao Hospital São Camilo, em Imbituba, após o resgate.
Em Laguna, na Praia do Gravatá três adolescentes de 16 anos foram resgatados pelo CBMSC após ficaram à deriva, no feriado deste sábado (7). Os jovens surfavam e em determinado momento ficaram sem conseguir alcançar a faixa de areia. Dois deles estavam na zona de surfe, um na prancha com sinais de exaustão e outro sem a mesma, tendo também sentido cãibras. O outro adolescente estava após a arrebentação, com a prancha e apresentando exaustão física. O trio foi resgatado e levado para a faixa de areia.
Brasil registra média de 15 mortes por dia em 2024 por afogamento
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no Brasil, são registrados uma média de 15 mortes por dia ou uma a cada 90 minutos, por afogamento. Em Santa Catarina, segundo os dados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), no último verão as vítimas de afogamentos seguidos de morte foram principalmente homens, de em média 28 anos.
Dicas do Corpo de Bombeiros Militar de SC
- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;
- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;
- Se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação;
- Se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;
- Não ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;
- Se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas;
- Respeite os guarda-vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar a sua vida em casos de emergência.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.