Bandeira lilás: entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de janeiro de 2024 foram registrados mais de cinco mil casos de lesões por águas-vivas em Jaguaruna, Imbituba, Garopaba e Laguna.
A jornalista Isadora Zarbato conversou com o major Marcos Leandro Marques, subcomandante do 8° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sobre o aumento das ocorrências e as recomendações para os banhistas.
Dicas para prevenir acidentes com água-viva
Para evitar queimaduras por águas-vivas, o ideal é se prevenir. O Ministério da Saúde dá algumas dicas para evitar o contato com o animal. Confira a seguir:
- Evite áreas onde há presença de águas-vivas e caravelas (algumas praias possuem sinalização para isso, com o uso da bandeira de cor lilás);
- Pergunte ao guarda-vidas sobre a presença destes animais no local;
- Outro indicativo da presença das águas-vivas é o avistamento destes animais na areia da praia — não toque nelas, mesmo que estejam mortas;
- Ao caminhar na praia, procure utilizar calçado, evitando assim pisar em tentáculos de águas-vivas e caravelas;
- Ao praticar mergulho, considere utilizar roupa de mergulho que cubra a maior parte possível da pele.
:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
