PF investiga desvio de recursos públicos destinados ao combate à pandemia no Sul do estado
Foto: Divulgação PF

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Federal deu continuidade às investigações relacionadas a denúncias de desvios de recursos públicos destinados ao combate à pandemia de covid-19, em Santa Catarina. 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em oito municípios do Sul do estado.

O valor total das aquisições investigadas chega próximo a R$ 6 milhões. Os policiais federais cumpriram os mandados em endereços de órgãos públicos, empresas, servidores públicos e empresários nos municípios de Sombrio, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, São João do Sul e Camboriú.

A investigação iniciou em setembro do ano passado, após denúncias de um grande volume de compras e sobrepreços de produtos adquiridos por uma secretaria de saúde. Agora, a polícia busca identificar a participação dos servidores públicos no esquema, além do destino dos recursos públicos desviados.

Caso seja comprovada a fraude, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato e fraude ao caráter competitivo de licitações, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.