Joares Ponticelli reafirma que mantém o sonho de ser candidato a governador
Foto: Reprodução UNITV

O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) reafirmou que continua nutrindo o sonho de ser governador de Santa Catarina. Para que o projeto aconteça em 2022, no entanto, ele depende de uma posição do seu partido. O político também fez criticas a alguns colegas da legenda e afirmou que esperava um respaldo maior das lideranças da sigla.

As declarações foram feitas na noite desta quarta-feira (3), durante participação no programa Linha de Fogo, da UNITV, apresentado por Haroldo de Oliveira, o Dura. Alternando momentos de descontração e de profunda seriedade, Ponticelli lembrou que o pai, morto em 2018, viveu para vê-lo ser governador. “Na interinidade em 2013. Foi um teste drive”, recorda.

Mas o seu projeto é ocupar a cadeira de forma efetiva, sendo eleito para o cargo. “Eu sonho. Nunca neguei isso. Mesmo na campanha, nunca fugi deste tema. Eu sonho em ser governador. Não perdi a esperança e nem o sonho. Espero ter a oportunidade de um dia ser candidato a governador. Hoje, modéstia à parte, estou pronto para ser governador”, enfatiza.

Reeleito prefeito em 2020, Ponticelli costuma ser apontado como um dos pré-candidatos ao executivo estadual no próximo ano. O PP afirma que lançará um nome, mas, a menos de um ano do pleito ainda não definiu quem vai pra disputa. “Esperava um respaldo maior das lideranças do meu partido”, confessa.

O senador Esperidião Amim (PP) é outro nome da sigla especulado para a eleição estadual, embora não assuma a condição publicamente. “Ao Esperidião Amin, eu disse a ele: declare sua vontade de ser candidato. Ele diz que sou candidato preferencial, mas diz que pode ser também”.

Durante a entrevista, Ponticelli também fez críticas aos deputados progressistas, especialmente o líder do governo na Assembleia Legislativa (Alesc), José Milton Scheffer (PP). Segundo ele, o parlamentar “faz um trabalho escancarado pela campanha do governador Carlos Moisés rumo à reeleição. Alguns deputados trabalham pela desconstrução da candidatura do partido”, denuncia Ponticelli.

O prefeito tubaronense adverte ainda que “o partido não pode ser levado da forma como está sendo conduzido. O partido terá de se posicionar em futuro próximo ou vai pagar, nas urnas, o preço da postura atual”, antecipa.

Joares Ponticelli garante que se não houver condições ou possibilidades para ser candidato a governador no ano que vem vai terminar o mandato de prefeito para o qual foi eleito. “Não é demérito terminar o meu mandado. Fui eleito com uma votação expressiva de mais de 70% da votação. Em 2025 assumo presidência do partido e revisito o estado. Vou mostrar o que fiz aqui para me habilitar a ser candidato ao governo em 2026”, analisa.

Perguntado sobre o silêncio que tem apresentado nos últimos tempos sobre as conversas para 2022, Ponticelli informa que “o silêncio é para observação”. “Uma hora o presidente do meu partido convida o Luneli [Antídio Lunelli, MDB], para ser candidato a governador pelo PP. Depois o líder do meu partido convida o governador [Carlos Moisés, sem partido] para vir e ser candidato pelo PP. Só falta convidarem meus adversários derrotados na eleição de 2020 para prefeito de Tubarão. Estou só observando. Tenho me recolhido. Por conta destas atitudes que não estou gostando. Não estou feliz”, desabafa. Ponticelli afirma ainda que aguarda uma reunião da executiva para cobrar uma postura das lideranças do partido.

Foto: Reprodução UNITV

O prefeito de Tubarão reiterou seu apoio às pré-candidaturas de Pepê Collaço (PP), para deputado estadual, e de Caio Tokarski (PL), para deputado federal. “Ele [Pepê] é do meu partido e tem o meu voto. O Caio, entrou no PL, mas é um grande amigo e excelente vice-prefeito. A relação é de lealdade. Já tem meu apoio integral para deputado federal”, declarou.

No programa de uma hora de duração, Joares Ponticelli também falou sobre os cinco anos de mandato à frente da prefeitura de Tubarão. O governo tem, hoje, mais de R$ 130 milhões para aplicar em obras para o crescimento da cidade. Ele ainda elogiou a estrutura da UNITV digital. “A tendência da comunicação mundial é a regionalização. A UNITV, desde a extinta UnisulTV, atua para o fortalecimento e crescimento da cidade e da região”.

Joares também elogiou a recuperação da Unisul pela aquisição pelo grupo Ânima Educação. Falou ainda sobre o pacote de obras que serão iniciadas com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). No início de setembro, o município assinou um empréstimo de R$ 98 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a execução de várias obras.

Os recursos serão liberados em quatro parcelas. Entre as obras estão a conclusão da abertura da Avenida Pedro Zapellini até a rua Visconde de Barbacena, ligando ao Hospital Unimed, o prolongamento da Avenida Altamiro Guimarães, com a transposição do Morro, até o Cruzeiro, criando uma vista nova, do alto, da cidade, a construção da ponte da Guarda, sobre o Rio Tubarão, pavimentações no Morro do Bem Bom, no Caruru, da Rua Tenente João Luiz Maus, entre outras dezenas de obras.

Clique aqui e assista ao programa Linha de Fogo na integra no Facebook