Onda de calor com alerta de perigo deve durar até sexta-feira (15)
Foto: Letícia Z. Matos/UNITVSC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou nesta terça-feira (12) que as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média em áreas de pelo menos cinco estados, incluindo Santa Catarina. Em alguns pontos, as temperaturas podem chegar até a 40°C.

O instituto emitiu inclusive nota com “alerta de perigo“, válido até o final da onda de calor. O aviso de temperaturas acima da média começou a valer na segunda-feira (11).

Conforme a meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça (12) e quarta-feira (13), as temperaturas máximas ultrapassam os 35°C em áreas do Extremo Oeste e Oeste e variam entre 30°C e 33°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e litorais, com exceção da faixa costeira. Na quinta (14) e na sexta-feira (15) o calor se intensifica, com máximas de 33°C a 35°C na maior parte do estado e de 36°C a 40°C no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí. 

O risco é MODERADO nas áreas em amarelo para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas áreas em verde, o risco é BAIXO. 

O jornalista Léo Costa, da UNITVSC, conversou com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, que conta mais detalhes no vídeo. Confira.

RECOMENDAÇÕES:

  • Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Use protetor solar;
  • Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com doeças cardiorrespiratórias.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.