Primeiras baleias-francas são avistadas em Imbituba e Laguna 
Foto: Divulgação/Instituto Australis

A temporada ainda não começou oficialmente, mas Santa Catarina já teve os primeiros avistamentos de baleia-franca do ano. O instituto Australis, responsável pelo projeto ProFranca Austral, confirmou a chegada das grandonas ao estado. Elas foram avistadas na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia do Sol, em Laguna.

Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta. Desta vez elas apareceram mais cedo que de costume. “No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras. Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Neste ano uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiáros – fará o monitoramento. “Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, afirma Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar os ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.