Candidato a deputado estadual por Tubarão, Matheus Madeira (PT) foi o segundo convidado da série de entrevistas da UNITV com os postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nas Eleições 2022. As sabatinas acontecem no programa Primeira Hora, a partir das 7h30, e são conduzidas pelo jornalista Marcos Madeira.
Matheus tem 39 anos, é jornalista e atuou em alguns veículos de comunicação da região, bem como, realiza trabalhos de assessoria de imprensa. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Gestão Pública. Já foi secretário de Gestão na prefeitura de Tubarão e suplente de vereador na Cidade Azul, vindo a exercer o cargo em duas oportunidades.
O candidato defende não só a necessidade de a região ter representantes na Alesc, mas a importância de ter nomes do campo politico mais a esquerda. Ele se coloca como uma candidatura de oposição ao atual governo federal e aos grupos políticos ligados a ele.
“Eu entendo que a Amurel precisa e merece ter uma opção de um campo politico diferente para reoxigenar a sua representação política. E eu venho representar isso. Uma candidatura ligada a candidatura do ex-presidente Lula (PT). Eu quero oferecer à Amurel a oportunidade de estar alinhado a esse movimento político”, destaca.
Para ele, o desenvolvimento local passa por uma representação na Alesc, e por isso, é importante que a Amurel tenha representação. Uma de suas principais bandeiras é debater a nova vocação econômica da região, especialmente, como vai ser o futuro pós exploração do carvão mineral. Matheus acredita que uma das alternativas é investir no turismo local.
“A gente precisa, tem uma necessidade urgente de desenvolver um roteiro de turismo integrado. O consórcio da Consorcio Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-AMUREL) está elaborando, há alguns meses, um projeto de turismo integrado aqui na região, que precisa ser o motor de desenvolvimento da região nos próximos anos. Tenho certeza que pode ser. Para isso, é preciso que haja integração entre os municípios e o governo do Estado. Eu entendo que esse vai ser o principal papel dos deputados estaduais na próxima legislatura. E é por isso que é preciso ter representantes da Amurel. Não deixar esse debate do Sul do Estado restrito apenas a região de criciúma”, aponta.
Matheus também fala que vai lutar pela revogação do desconto de 14% na folha de pagamento dos servidores estaduais aposentados. Ele propõe ainda uma discussão sobre a distribuição das bolsas de estudo do artigo 170 e 171, programas de bolsas universitárias de Santa Catarina, para a Unisul de Tubarão.
“É preciso que a universidade mantenha o volume de bolsas de estudo porque as bolsas de estudo, tanto do artigo 170, que é voltado para estudante, quanto do artigo 171, que é voltado para a atividade docente, são motor de desenvolvimento da região. Colocam profissionais qualificados no mercado de trabalho, mantêm a excelência da nossa universidade reconhecida no estado inteiro e fazem com que o giro da economia da região se desenvolva muito fortemente ao redor da universidade aqui de Tubarão”, frisa.
Confira a entrevista na íntegra:
Entrevistados da semana
- Segunda (22) – Estêner Soratto Júnior (PL)
- Terça (23) – Matheus Madeira (PT)
- Quarta (24) – Maria Cristina Clemente – Cris da Saúde (União Brasil)
- Quinta (25) – Matheus Rodrigues (PSOL)
- Sexta (26) – Giovane Ferreira (Novo)
CLIQUE AQUI e participe do grupo de leitores da UNITV no WhatsApp