Um resumo de uma rodada que balançou as estruturas do Grupo 8

Foto: Bianca Coan/HLFC

A décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série D disputada no final de semana, foi aquela que deixou animada os que estavam fora do G-4, e preocupados os que ainda estão nele,  e se não firmar o passo nesta reta final, poderá até não se classificar, caso do Hercílio Luz, pois com o tropeço em casa diante do Barra, deixou o torcedor apreensivo com a sequência dos quatros jogos restantes para encerrar a fase classificatória.

Até o momento em dez partida disputas, o Intrépido soma 12 pontos, com duas vitórias, seis empates e duas derrotas, já balançou as redes adversárias em nove oportunidades, mas sofreu o mesmo numero de gols. Em comparação com o grupo 8 no ano passado, o Brasil de Pelotas conseguiu a quarta vaga, com uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Na comparação com a deste ano com ano passado, o Hercílio Luz para não correr o risco de encerrar a competição na primeira fase, tem que vencer três dos quatro jogos, podendo até perder um, mas se conseguir empatar, ou vencer os quatro jogos, estará classificado.

A única sequencia de duas vitórias na temporada, foram na Série D, em Pelotas contra o Brasil, em casa com o Avenida, ainda resta uma oportunidade de mais dois jogos em casa, contra o Cascavel no sábado, e na última rodada contra o Cianorte (21/7), fora de casa enfrentará o Concórdia (07/7) e Avenida (14/07), vai ter que superar o aspecto negativo de não manter uma sequencia de vencer ao menos mais três vezes de forma consecutiva, ou seja, não deixando o sofrimento e a pressão por parte dos torcedores e dirigentes do clube para às duas últimas rodadas.

O compromisso em avançar não é só do técnico Eduardo Souza, mas do clube num todo, desde o CEO gestor do clube, passando por gerencia de futebol, comissão e atletas, para quem projeta o acesso e economizou no Campeonato Catarinense, seria vexatório ser eliminado ainda na primeira fase, sem contar que Série D, se conquistar a vaga via estadual do não que vem, lhe garanta a participação apenas em 2026.

Jogos atrasados envolvendo os clubes gaúchos e paranaenses, sendo disputados nas próxima quartas-feiras, será uma competição paralela, onde Concórdia, Barra e principalmente o Hercílio Luz estarão de olho, galho de arruda e o terço para secar os adversários, claro que nestes jogos o empate sempre será bem vindo.

Nos jogos desta quarta-feira (26), serão disputados os jogos da terceira rodada, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul (RS), o Avenida, quarto colocado com onze pontos, recebe o Novo Hamburgo, sexto colocado com seis pontos.

No outro confronto, o Cianorte recebe o Brasil de Pelotas, no Albino Turbay, com a grande chance de assumir a liderança do grupo 8, basta vencer, caso empate, seguirá em segundo lugar.

O Xavante segue com chances de classificação, dependendo apenas de si, em crise interna (não acredito muito num jogo de superação) após a partida contra o Avenida (ontem), o técnico Alessandro Telles discutiu com Gerente de Futebol Luís Fernando Hannecker, culminado com a demissão do treinador, que viaja para o Paraná sem treinador, um interino deverá comandar o Xavante na partida desta quarta-feira.

Após perder para o Cascavel ontem no Paraná, assessoria de imprensa do Concordia, líder do grupo 8, com 14 pontos, anunciou a saída do técnico Emerson Cris e do seu auxiliar técnico Cesar Romero.

COMUNICADO OFICIAL

O técnico Emerson Cris e o auxiliar técnico Cesar Romero não seguem no Concórdia para o restante da temporada. A decisão foi tomada de comum acordo entre a direção do clube e os profissionais.

O Concórdia Atlético Clube agradece a Emerson Cris e a Cesar Romero e deseja a ambos sucesso em seus futuros projetos profissionais.