Entidades culturais alinham parcerias para implementação do setor em Tubarão
Foto: Divulgação/Prefeitura de Tubarão

Como forma de aproximar a Fundação Municipal de Cultura de Tubarão e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para possíveis parcerias e convênios, ocorreu nesta terça-feira (26), em Florianópolis um encontro entre os representantes das entidades. Participaram o diretor-presidente da fundação da Cidade Azul Ramires Linhares, o vice-presidente da Fundação InoversaSul Gean Carlos Fermino, o diretor da Diocese de Tubarão Padre Rafael Uliano, o ex-seminarista empresário Sid Haim, além do presidente da FCC, Rafael Nogueira.

Entre os temas, a reforma do Salão Nobre do Seminário Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Tubarão, para que possa ser utilizado pela comunidade nas mais variadas atividades culturais e religiosas. Ramires destacou algumas ações que podem ser auxiliadas pela FCC, em forma de parcerias ou convênios, que possibilitem a reforma ou adaptações nos ambientes culturais, como por exemplo do Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick e d antiga Estação Ferroviária de Tubarão, para transformá-los em pontos de cultura, com mais atrativos para a população.

Promoção de concurso literário, com possibilidade de publicação das obras de escritores locais; ampliação do programa Bolsa Cultura, com a ampliação da oferta de Oficinas Culturais; criar um novo ambiente cultural, como a “Casa das Etnias”, a fim de desenvolver produtos culturais ligados às etnias indígena, afro, italiana, alemã e açoriana, formadoras do nosso cenário cultural, utilizando para tal alguma edificação pertencente ao Estado de Santa Catarina, foram ideias e propostas compartilhadas no encontro.

“Podemos citar a antiga sede do DER, já cedida ao município, mas que ainda não conseguiu recursos para a reforma, ou ainda a antiga sede da Coordenadoria Regional de Educação, hoje fechada, sem uso, espaços que poderiam ser aproveitados sobremaneira pela cultura tubaronense em parceria com a FCC”, ressaltou Ramires, que saiu satisfeito do encontro, tanto pela receptividade quanto pelo manifesto interesse da FCC na viabilização de algumas destas reivindicações.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.