A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (30) o pagamento do maior lote de restituição do Imposto de Renda da história. Mais de 6,2 milhões de contribuintes receberão, juntos, R$ 11 bilhões. A devolução contempla apenas pessoas com algum tipo de prioridade, incluindo idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves, além de quem utilizou a declaração pré-preenchida junto com o Pix como forma de recebimento.
Neste ano, pela primeira vez, contribuintes que usaram a combinação entre o modelo pré-preenchido da declaração e a escolha do Pix passaram a ter prioridade no calendário de restituições, mesmo que não estejam nos grupos preferenciais definidos por lei. A medida busca agilizar os pagamentos e estimular o uso dessas ferramentas que facilitam o processo.
A consulta ao lote foi liberada no último dia 23. Os contribuintes podem verificar se estão entre os beneficiados acessando o site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, ou por meio do aplicativo oficial disponível para tablets e smartphones. Caso o nome não esteja na lista, é possível verificar pendências no e-CAC, corrigir erros com uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte na declaração. Se, por algum motivo, o valor não for creditado — como em caso de conta desativada — o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte pode solicitar a transferência para qualquer conta em seu nome ou fazer o agendamento pelo site do banco. Se o valor não for resgatado dentro do prazo, será necessário fazer um novo pedido no portal e-CAC.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
