Santa Catarina tem o segundo maior crescimento econômico do país
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 7,6% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Banco Central. O estado registrou o segundo melhor desempenho do país no período, ficando atrás apenas do Paraná (8,5%) e bem acima da média nacional, que foi de 3,7%. O índice foi calculado por meio do IBCR (Índice de Atividade Econômica Regional), uma prévia do PIB.

O crescimento reflete o momento positivo da economia catarinense, que vem sendo impulsionada pela indústria forte e diversificada, pela alta no comércio e no setor de serviços. O governador Jorginho Mello destacou que o desempenho é resultado da competitividade, do agronegócio forte, do turismo em alta e de uma logística eficiente.

A indústria catarinense teve destaque especial neste início de ano, com uma alta de 8,5% nos três primeiros meses de 2025, superando com folga a média nacional de 1,9%. Entre os setores que puxaram esse crescimento estão a fabricação de produtos de metal, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e alimentos.

O comércio em Santa Catarina também teve um desempenho acima da média, com crescimento de 6,3% no trimestre — enquanto no Brasil esse número foi de apenas 1,2%. Já o setor de serviços registrou avanço de 4,8%, frente aos 2,4% nacionais. A boa temporada de verão, o aumento da renda e a menor taxa de desemprego do Brasil influenciaram diretamente nesses resultados.

Para o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o ambiente favorável aos negócios tem sido essencial. Ele destacou ações do governo estadual como a desburocratização, estímulo ao investimento e acesso a linhas de crédito como fundamentais para que o setor produtivo cresça com mais força.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.