A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, conquistou o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), devido a sua participação na 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
A certificação foi concedida a UniSul por projetos de diferentes áreas, realizados pela instituição e que tem alcance aos CRAS I e III (Centros de Referência de Assistência Social) para auxiliar as famílias atendidas.
Também foram avaliados projetos como a arrecadação de kits de higiene pessoal, limpeza e alimentos para atender as demandas listadas pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social por meio do CRAS e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade de Tubarão.
Para apoiar quem vivencia algum processo de enlutamento, o Serviço de Psicologia da Unisul desenvolveu um projeto e que prestou acolhimento e acompanhamento de perdas e lutos. A instituição disponibilizou um ultra freezer para armazenamento das vacinas da Pfizer que foram aplicadas na população de Tubarão e deu suporte a 194 alunos com dificuldades de acesso à internet com o empréstimo de computadores.
Ao longo de sua história, a UniSul carrega em seu DNA o engajamento social, em experiências transformadoras para seus alunos, professores e comunidade por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao desenvolvimento regional, à economia criativa e inovação, tanto no âmbito nacional, como internacional. Além disso, o seu compromisso e atuação comunitária estão em sintonia com os principais problemas e desafios mundiais, buscando assegurar que a produção de conhecimento e gestão contribua para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), que integram a Agenda Global 2030, sendo a UniSul, uma das signatárias do movimento nacional dos ODS de Santa Catarina.
Assim como a UniSul, as outras instituições de ensino superior que fazem parte da Regional Sul do Ecossistema Ânima – UniSociesc, UniCuritiba, Fadergs e UniRitter – também conquistaram o selo.
O selo da ABMES atesta a preocupação e o compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável das comunidades. De 2005 a 2020, mais de 1,9 mil instituições de ensino superior (IES) aderiram à campanha, promovendo mais de 90 mil atividades e 16 milhões de atendimentos à população.
“O fato de todas as Instituições da Regional Sul terem conquistado o selo, significa que temos um DNA transformador que nos identifica e que nos une. Significa também que o conceito de ecossistema é uma prática e que estamos numa jornada de realização do propósito da Ânima com relevância e articulação”, destaca Mauri Heerdt, reitor da UniSul e responsável pela área de Relacionamento Institucional e Parcerias Estratégicas da Regional Sul da Ânima.
Os projetos envolvem diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, inclusão social e digital, meio ambiente, atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades. O objetivo da ABMES é aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social e estimular nas IES o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.