Curso de Desenvolvedores para Tecnologia de Informação na Região Sul forma profissionais
Foto: Ildo Silva da Silva/ UNITV

A área de Tecnologia de Informação conta com 60 novos profissionais na região Sul do estado. Os estudantes se formaram na noite desta quinta-feira (15), após concluir o Curso de Formação de Desenvolvedores para Tecnologia de Informação (DEV-TI), promovido pela Fundação UniSul.

O DEV-TI venceu o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e tem o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). No total, a região teve quase 700 inscritos no curso. 210 foram escolhidos, e 60 concluíram com êxito a qualificação.

“Eu estou muito feliz com a conquista desse curso. Uma qualidade que temos no processo de aprendizado, é aprender com referências da área. Nesse curso tivemos referência de bons profissionais, e isso é fundamental para o progresso na programação”, afirma a estudante, agora formada, Bianca Medeiros.

A qualificação agora vai permitir que os profissionais formados ingressem na área de tecnologia e informação, que vem crescendo mais a cada dia.

“Dentro dos propósitos que assumimos, conseguimos fazer essa entrega já no primeiro após nosso novo planejamento estratégico. Com isso, cumprimos a missão institucional de formar 60 profissionais que já estão disponíveis no mercado a partir desse próximo ano”, afirma Gean Carlos Fermino, controller da Fundação UniSul e coordenador do curso.

Para o presidente da Fundação UniSul, Salésio Herdt, essa formação é importante para o futuro e as nova tecnologias que o mercado exige.

“A Fundação cumpre um papel importante de protagonismo nesse tipo de iniciativa. O que o mercado precisa hoje é trabalhar no sentido de que os profissionais se adequem ao seu tempo, e esse tempo tem tudo a ver com novas tecnologias. Quanto mais pessoas preparadas para isso, mais mercado e mais empregos serão ofertados”, complementa.

O curso teve duração de menos de um ano, provando ser uma qualificação profissional rápida e com boas chances de oportunidade.

“Alguns alunos já estão contratados, trabalhando na área em empresas da região. Isso é graças ao curso, ao que se aprende às tecnologias e agora estão aptos. Os demais alunos, sem dúvidas, no próximo ano vão iniciar na carreira, ou poderão até criar negócios próprios”, finaliza Rogério Napoleã o, professor do curso.