Trinta e dois professores da região de Tubarão fizeram parte da Greve Nacional da Educação que aconteceu em todo o país na última quarta-feira (26). Os professores se juntaram a uma manifestação em frente à Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, para reivindicar melhorias na educação pública.
Entre as reivindicações dos professores, estão o direito a 1/3 da jornada em hora-atividade, um reajuste no valor do vale alimentação, que hoje é de apenas R$ 12,00 por dia, e a revogação do desconto de 14% dos aposentados. Segundo Tânia Fogaça, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de SC (Sinte) em Tubarão, os professores querem valorização da categoria, desde o respeito aos direitos até a melhoria da estrutura física das escolas, visando oferecer uma educação de qualidade.
Os professores da rede estadual estão negociando com o governo do Estado há 90 dias e o prazo para as negociações se encerra em 13 de junho. Caso as reivindicações dos professores não sejam atendidas, eles podem deflagrar uma greve para pressionar o governo a tomar medidas em prol da educação pública.