O primeiro seminário estadual “Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”, promovido em Tubarão nesta sexta-feira (22), foi um verdadeiro sucesso. O Espaço Integrado de Artes da Unisul ficou lotado de profissionais e famílias envolvidas com o tema.
Quase 900 pessoas participaram e as palestrantes abordaram assuntos extremamente necessários em torno do espectro, como práticas educacionais, desafios e possibilidades.
“Santa Catarina foi o estado que mais contratou serviços para atendimento de pessoas com deficiências ou transtorno do espectro. Mas em nível nacional existe fila de espera para tratamento e diagnóstico”, citou a palestrante Jaqueline Reginatto.
“Buscamos proporcionar uma educação inclusiva e adaptada às necessidades de todos os alunos. É nosso dever garantir que a escola seja um espaço acolhedor e inclusivo, onde o conhecimento seja acessível a todos, sem distinções”, destaca o deputado estadual Pepê Collaço.
Pepê preside a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, organizadora do evento junto com a Assembleia Legislativa, Escola do Legislativo, Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Educação Especial, Tribunal de Contas, Fecam, Udesc, Fundação InoversaSul e Federação das Amas de Santa Catarina (Feamas).
Os próximos municípios a sediar o seminário serão Fraiburgo (26/03), Balneário Camboriú (29/04), São Miguel do Oeste (24/05), Rio do Sul (07/06), Criciúma (14/06) e Joinville (27/06).