Um cetáceo do gênero Globicephala sp, macho adulto de 4,88 metros, encalhou na manhã desta terça-feira (7) na Praia do Porto, em Imbituba. O animal, encontrado bastante debilitado, recebeu atendimento imediato de equipes especializadas.
A operação começou por volta das 6h30, mobilizando o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/UDESC) e o Protocolo de Encalhes de Mamíferos Marinhos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Participam também o ICMBio, a Polícia Ambiental, a Prefeitura de Imbituba, a Defesa Civil e a SCPAR Porto de Imbituba.
De acordo com os veterinários do PMP-BS/UDESC, o estado de saúde do animal inspira cuidados. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para garantir a melhor assistência possível e avaliar as condições para eventual reintrodução no habitat natural.
O PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, relacionado às atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos pela Petrobras. O projeto é financiado por recursos do Termo de Compromisso com o Ibama (SEI 1777032) como medida de compensação ambiental, envolvendo adequações no descarte de água de produção das plataformas marítimas da estatal.
A Praia do Porto, localizada em uma área de alta biodiversidade, é frequentemente cenário de eventos envolvendo mamíferos marinhos. O caso reforça a importância das ações de monitoramento e preservação ambiental na região.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.