Banco Central registra incidentes com chaves Pix
Foto: Arquivo/UniTV

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (17) que um total de 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI SCD tiveram dados expostos. O incidente, que ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março, foi o primeiro registrado neste ano e o 18º desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, a exposição foi causada por falhas pontuais no sistema da instituição de pagamento. Os dados acessados incluem nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. O Banco Central ressaltou que não houve vazamento de informações sigilosas, como saldos, senhas ou extratos bancários.

Embora o impacto tenha sido considerado baixo, o BC decidiu divulgar o ocorrido por uma questão de transparência. Os clientes afetados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da fintech. A instituição alertou que mensagens por telefone, SMS ou e-mail devem ser desconsideradas para evitar golpes.

A fintech QI SCD declarou que o problema foi uma “falha pontual” e que a exposição de dados foi corrigida imediatamente. A empresa reforçou que as informações expostas não permitem movimentação de dinheiro ou acesso às contas bancárias. O Banco Central já iniciou uma investigação sobre o caso e poderá aplicar sanções, que variam de multa à exclusão da empresa do sistema Pix, dependendo da gravidade da infração.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.