Com as obras físicas concluídas, o Centro de Inovação de Tubarão deve começar a operar efetivamente até o mês de março do próximo ano. Chamado de Sigma Park, o espaço teve definida neste fim de ano sua entidade gestora. As operações do espaço ficarão à cargo do Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, que é formado pela ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), AJET (Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão) e Fundação Unisul.
A entidade foi apresentada nesta quinta-feira (29) durante uma visita do governador Carlos Moisés (Republicanos) e do prefeito Joares Ponticelli (PP) ao espaço. O Rota Sul se habilitou para gerir o Centro de Inovação através de um contrato de gestão via chamamento público. A Prefeitura de Tubarão, proprietária do espaço físico, terá participação como apoiadora institucional do empreendimento.
Para entrar em operação de fato, o Sigma Park tem ainda a cumprir apenas questões burocráticas referentes às documentações tradicionais de qualquer empreendimento e os editais para ocupação das empresas interessadas em operar no local. Os editais serão lançados no início de janeiro.
Década de luta
Desde que o Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, em 2012, e com início das obras em 2014, o futuro espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos recebeu um investimento de R$ 12 milhões, sendo R$ 10,8 milhões do Governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Tubarão.
“Esse empreendimento vai fazer a sinapse, a conexão com outras regiões de Santa Catarina na inovação e tecnologia. É um grande instrumento para o desenvolvimento”, disse Carlos Moisés.
“É uma década de luta por essa obra que chega ao fim. Temos uma expectativa de ocupação de quase 100%, o que demonstra o quanto esse equipamento vai ser transformador para Tubarão e região. Já temos uma grande energia de inovação em Tubarão, agora com o Sigma Park esse movimento será ainda mais forte”, ressaltou Joares.
“Esse Centro vai ser um polo irradiador para toda a região. A Fundação Unisul participa da gestão desse centro no sentido de desenvolver uma capacidade cada vez maior de iniciativas, de atrair novas ideias para esse desenvolvimento regional”, destacou Sebastião Salesio Herdt, presidente da Fundação Unisul.

“Faremos esta gestão com muita responsabilidade e foco na geração de oportunidades e resultados para todos”, afirmou Gean Carlo de Bom da Silva, presidente da ACIT e do Instituto Rota Sul.
“Não é um condomínio empresarial, mas um ambiente de geração de inovação. O Sigma Park, é importante ressaltar, está localizado em Tubarão, mas é um instrumento de toda a região”, pontuou Giovani Bernardo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão.
Centros de Inovação
Santa Catarina conta com nove Centros de Inovação em operação, de um total de 15, que fazem parte da Rede Catarinense de Centros. Os habitats atuam em duas frentes: gerar novos negócios inovadores com alto potencial de crescimento e ajudar as empresas estabelecidas a inovar. Estão em obras seis Centros: Rio do Sul, Criciúma, Brusque, Itajaí, São Bento do Sul e Tubarão (que está em fase de conclusão).
