Neste sábado é Dia de Finados (2). Em Tubarão, os moradores que têm familiares enterrados nos cemitérios já começaram os serviços de limpeza dos túmulos. Na data, pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações e louvores.
A jornalista Kauana Mulinari esteve nesta quinta-feira (31) no Cemitério Municipal de Tubarão e conversou com algumas pessoas sobre a tradição. Ela também entrevistou o secretário de Serviços Públicos de Tubarão, Eduardo Zabot, que durante a semana manteve equipes de limpeza e de manutenção nos cemitérios da cidade.
Outro ação realizada pela prefeitura nesta quinta-feira (31) é a vistoria em todos os cemitérios da cidade, visando recolher vasos, latas e outros objetos que possam servir como recipientes para água parada, viveiro natural do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e de outras doenças, como a febre chikungunya e o zika vírus. Kauana também conversou com o coordenador do Núcleo de Combate a Endemias de Tubarão, Hélio Oliveira Júnior.
Confira a reportagem no vídeo, com imagens de Marllon Luz.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.