Laguna comemora 346 anos nesta sexta-feira
Foto: Divulgação PML

Laguna comemora 346 anos de fundação nesta sexta-feira (29). Com mais de três séculos de história, a cidade é uma das mais antigas de Santa Catarina. Além de sua parte histórica, o município é repleto de belezas naturais que incluem mais de 45 quilômetros de praias. Ao todo, são 20 balneários e sete lagoas.

Foi em 29 de julho de 1676, data de fundação da cidade, que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou no município. Por ser devoto ao Santo Antônio, o bandeirante batizou o lugar como Santo Antônio dos Anjos de Laguna, pelo encontro da água do mar com a lagoa.

Mas a origem da história do povo lagunense vem desde muito antes. Há cerca de 6 mil anos comunidades pré-históricas já habitavam nesta região. Os registros encontraram sambaquis, pescadores-coletores, formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, alguns com 35 metros de altura.

As populações que aqui viviam eram de hábeis pescadores e mergulhadores de águas profundas. Gerações de famílias viveram nos sambaquis, que em tupi guarani quer dizer amontoado de conchas. De acordo com levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), o município conta com 43 sítios arqueológicos, de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis.

Com o início da colonização e do processo migratório de europeus, Laguna passou a ser uma região importante de disputa colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar.

Desde então incontáveis acontecimentos se sucederam nestes 346 anos de emancipação de Laguna. Foram batalhas, revoluções, romances e grandiosas construções culturais presentes nas ruas e prédios históricos até os dias de hoje.

Laguna
Foto: Divulgação PML