Mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo são recolhidos em Braço do Norte
Foto: Cidasc

Mais de uma tonelada de produtos de origem animal foram apreendidos durante fiscalizações a dois estabelecimentos de Braço do Norte. A ação conjunta, envolvendo a Divisão de Vigilância Sanitária do município, a Cidasc e a Polícia Militar, foi realizada na última quinta (9) e sexta-feira (10)

Nos estabelecimentos vistoriados foram recolhidos 710 quilos de produtos cárneos, 500 quilos de produtos gordurosos e mais 30 quilos de pescado, todos impróprios ao consumo humano.

O primeiro local atuava de forma clandestina, sem registro nos órgãos de fiscalização competentes. A unidade produzia e manipulava produtos de origem suína, como carne, banha e torresmo prensado, em ambiente sem a devida higienização.

O segundo local comercializava pescado, também de forma irregular. Os produtos não possuíam rotulagem e não tinham comprovação de procedência. Estes dois fatores já justificavam a apreensão e destruição da mercadoria, mas além destes também foi constatado que a armazenagem era feita em temperatura inadequada.

Para a responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) no Departamento Regional de Tubarão, Margarida Seico Akama Yokemura, a segurança dos alimentos é o fator preponderante e inquestionável. Devido ao risco que os produtos ofereciam à saúde, foram apreendidos e inutilizados.

Mais de uma tonelada de produtos impróprios para consumo são recolhidos em Braço do Norte
Foto: Cidasc