O Halloween é uma das datas mais aguardadas por crianças para pedir doces nos Estados Unidos. A cultura não é muito difundida no Brasil, mas os fãs do terror fazem algumas poucas festas e outros preferem passar em casa vendo filmes do gênero.
E por ter muitos fãs de terror por aí, selecionamos os 10 melhores filmes para vocês assistir neste Halloween e tomar muitos sustos.
A Hora do Pesadelo
Filme lançado em 1984, A Hora do Pesadelo do diretor e mestre Wes Craven é um longa-metragem clássico do terror. O filme criou um dos cinco três personagens icônicos do terror que batalharam durante os aos 1980: Freddy Krueger.A história acompanha um grupo de adolescentes, que são atormentados por sonhos. Enquanto dormem, um assassino em série com garras de metais e chapéu, aparece para matá-los de todas as formas. Eles precisam acordar dos sonhos e descobrir quem é realmente este assassino.
O Telefone Preto
Com Ethan Hawke no elenco, O Telefone Preto foi lançado em 2022 e conquistou inúmeros fãs por sua abordagem misteriosa em um terror que assusta. A história segue um garoto de 13 anos, que acaba sendo sequestrado por um sádico assassino mascarado que o mantém em seu porão. Porém, um telefone começa a tocar, e o jovem escuta as vozes das vítimas anteriores do assassino.
Jogos Mortais
A franquia Jogos Mortais, embora atualmente esteja desgastada, é uma das melhores em termos sangrentos e de gore. O primeiro filme acompanha a história de dois homens, que acordam em um banheiro e são mantidos presos por um lunático obcecado por jogos. Eles precisam entrar no jogo do assassino se quiserem sair vivos.
A Casa Monstro
Animação que fez a infância de muitos, A Casa Monstro é dado como um “terror injustiçado”. Além de ser considerado terror, também diverte o espectador com uma história intrigante. A sinopse diz que “nenhum adulto acredita quando três adolescentes falam que existe uma casa no bairro que é uma criatura perigosa. Com o Dia das Bruxas se aproximando, eles têm que descobrir uma forma de destruir a casa antes que ela faça mal a crianças inocentes”.
Psicose
Muito o gênero precisa agradecer ao diretor Alfred Hitchcock, que com Psicose, elevou os filmes de terror psicológico a um patamar inimaginável. Embora os da década passada prefiram jump scares, alguns ainda utilizam a psicologia como forma de aterrorizar os espectadores.
Sinopse: “Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.”
A Noite dos Mortos Vivos
Do cineasta George Romero, que revolucionou as produções com zumbis, A Noite dos Mortos Vivos é o principal filme de terror com zumbis da história e merece seu destaque.
Sinopse: “Um grupo pessoas se refugia em uma casa abandonada quando cadáveres voltam à vida e tentam devorar os vivos. O pragmático Ben faz o possível para controlar a situação, mas quando os zumbis cercam o local, os outros sobreviventes entram em pânico.”
O Iluminado
Considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, O Iluminado é estrelado por Jack Nicholson, muito conhecido por viver o Coringa em Batman: O Filme, e ainda é lembrado por diversos cinéfilos.
Em O Iluminado, Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio criativo, já que é um escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando a própria família.
Invocação do Mal 2
Sequência do filme de James Wan, Invocação do Mal 2 foi lançado em 2016 e é, para muitos, o mais assustador filme de terror da franquia. A saga ainda irá ganhar um quarto filme, que deve ser lançado apenas em 2025.
Na história do longa-metragem, os demonologistas Lorraine e Ed Warren viajam para Londes, na Inglaterra, e ajudam uma mãe solteira, que cria quatro filhos em uma casa atormentada por espíritos malignos.
O Bebê de Rosemary
Um dos clássicos de Roman Polanski, o filme O Bebê de Rosemary ganhou uma sequência com Apartamento 7A neste ano, e voltou para as pautas de discussão dos fãs se ainda é um bom filme para revisitar. E, sim, ainda é, embora a sequência não seja uma obra tão interessante quanto o de 1968.
Sinopse: “Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.”
Halloween: A Noite do Terror
É difícil falar de Halloween sem colocar na lista o principal filme slasher da história e do Dia das Bruxas. Halloween: A Noite do Terror, de 1978, é o projeto máximo de um gênero que foi reinventado e um subgênro que foi elevado com outras sagas durante os anos 1980. John Carpenter utiliza elementos como a perseguição, as mortes sem o sangue espirrar, e uma trilha sonora tema para a protagonista e o antagonista.
Em Halloween: A Noite do Terror, o ano de 1963 marcou a cidade de Haddonfield em uma noite do dia 31 de outubro. Uma criança, Michael Myers, assassinou sua irmã. Após ser preso em uma prisão psiquiátrica por 15 anos, em 1978 Michael acaba conseguindo fugir na véspera do Halloween e voltar para Haddonfield, para procurar suas próximas vítimas.
Fonte: Critical Room
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.