As tradicionais missas de Quarta-feira de Cinzas marca o início do período da Quaresma, na Igreja Católica. Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, os fiéis fazem uma caminhada espiritual de preparação para uma das datas mais importantes dentro da igreja. O pároco da Catedral de Tubarão, padre Eduardo Rocha, explica que nesse caminho a igreja orienta o cristão em três atitudes fundamentais.
“Nós católicos devemos deixar que a oração seja muito mais intensa e frequente na nossa vida, também a caridade, a esmola, ajudar aqueles que mais precisam e o jejum. Então são três atitudes que estão presentes também no evangelho, que o próprio Jesus indica para aqueles que o seguem,” ressalta o Padre.
A Quarta-feira de Cinzas além de marcar esse primeiro dia da Quaresma, simboliza a conversão e a mudança de vida. As cinzas utilizadas durante a celebração para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, indica que nesse período a pessoa vai fazer um esforço genuíno para se voltar mais para Deus, como explica o padre.
Nesses 40 dias uma programação especial é preparada nas igrejas católicas da Cidade Azul, com diversos momentos de devoção, como a Via Sacra todas as sextas-feiras, confissões e a tradicional Procissão de Passos.
Campanha da Fraternidade 2023
A Campanha da Fraternidade lançada em 1964 pela Igreja Católica ocorre durante a Quaresma e é uma forma de celebrar esse tempo com oração, jejum e caridade. Pela terceira vez a iniciativa traz à tona um tema importante que busca gerar a reflexão e a ação da comunidade.
Para 2023 o tema escolhido da campanha foi Fraternidade e Fome. Com isso, a igreja busca chamar a atenção para a situação de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
A campanha, lançada nesta quarta-feira (22) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é inspirada no lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.
“A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a CNBB assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro”, disse a entidade.
De acordo com o pároco da Catedral de Tubarão, na prática os fiéis podem contribuir com esse tema, através dos projetos desenvolvidos pela igreja, que buscam ajudar aqueles que mais precisam.
“Nós mantemos o ano todo projetos de assistência a essas famílias que estão em estado de vulnerabilidade social. Atualmente são 60 famílias que nós acompanhamos mensalmente em diversas áreas, não apenas com a cesta básica. Nós convidamos que nesta época os nossos fiéis eles colaborem muito mais, com esses projetos sociais,” completa o padre Eduardo.


