Última área de mangues localizada ao Sul do Brasil fica em Laguna
Foto: Divulgação PML

Você sabia que é em Laguna onde está localizado o último trecho de mangues do Brasil? A área inicia no Amapá, e vem descendo até Santa Catarina. Sendo assim, a Cidade Juliana abriga a última área de mangues também do Atlântico Sul.

O Dia Mundial dos Manguezais é celebrado nesta terça-feira, 26 de julho. Os mangues ficam na região da Madre, sendo um lugar de grande importância ecológica para todo o ecossistema lagunar.

Além dos mangues, Laguna também possui os marismas, aquela vegetação parecida com um grama verde, encontrada em várias partes da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Ambas, mangues e marismas, são áreas de proteção permanente.

“Mangues e marismas são similares, por ocorrerem em áreas sob influência de maré e tem funções similares. São importantes para a diversidade pesqueira, por funcionarem como berçários”, destaca o Diretor de Pesquisa da Udesc, Jorge Luiz Rodrigues Filho.

Laguna é uma área de transição climática, por isso tantas tempestades e encontro de águas. “São poucos lugares em que temos os dois tipos de vegetação ocorrendo juntos, por isso Laguna possui uma pesca produtiva importante”, afirma Jorge.

Eles oferecem importantes serviços ecossistêmicos, por serem berçários de várias espécies de peixes e crustáceos. Além disso, controlam a erosão do solo, evitam o avanço do mar, seguram enchentes, regulam o clima, protegem o sistema costeiro, entre muitos outros benefícios.