O trabalho de quase 40 anos de monitoramento, pesquisa e conservação da baleia-franca na costa catarinense agora está registrado em um livro. A obra “A baleia do sul do Brasil – Uma gigante em nosso litoral” foi lançada no último sábado (4), em Imbituba. Os autores são os pesquisadores Karina Groch e Eduardo Renault-Braga, biólogos do ProFRANCA, projeto realizado pelo Instituto Australis com o patrocínio da Petrobras.
“Quando a gente organiza e coloca as informações e imagens no livro, a gente deixa isso pra história. Eu acho que essa é a principal importância. A gente quer também com o livro que ele ajude a sensibilizar as pessoas. Ele tem informações técnicas, alguns dados das nossas pesquisas, mas ele também tem emoção pra sensibilizar as pessoas a nos auxiliarem na conservação dessa espécie que está aqui no nosso litoral durante todos os invernos”, conta Karina, que há mais de 20 anos se dedica ao monitoramento das baleias-francas na região.
No Brasil, a baleia-franca tem sua população estimada em cerca de 550 animais e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. A espécie é ameaçada de extinção, mas felizmente conta com cada vez mais apoio para conservação. A temporada das baleias-francas normalmente vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro.
“Esse livro, apesar de ele ter dois autores, ele é uma junção de um conhecimento e de um saber de diversas pessoas. Pessoas que passaram pelo projeto e nos auxiliaram a ter esse conhecimento para poder resultar nesse produto que é o livro, que é a gente pegar todo aquele conhecimento que a gente tem e poder passar para as pessoas”, diz Eduardo.
O livro publicado pela Carbo Editora traz uma rica composição de ilustrações das baleias, com informações científicas e uma abordagem de defesa a preservação dos cetáceos.
“O livro tem imagens de baleias tão exclusivas quanto formidáveis. Muitas lindas, plásticas, estéticas, que são muito sedutoras. Elas fazem com que qualquer pessoa goste da obra e da baleia. Tenha um carinho por isso,” destaca o editor Carlos Stegmann.
O lançamento ocorreu no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, na praia de Itapirubá Norte, durante o evento “Sunset Migration 2021”, uma celebração que marca o fim da temporada na região e a migração das baleias para sua área de alimentação na Antártida.