Alesc rejeita projeto que proibia corrida de cães em SC
Foto: Daniel Conzi/Agencia AL

Por maioria de votos, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) rejeitou, na sessão desta quarta-feira (25), o projeto de lei que proibia a realização de corrida de cães no estado. O texto foi rejeitado por 17 votos a três, além de três abstenções. Com a decisão, a proposta será arquivada.

A matéria alterava o Código Estadual de Proteção de Animais, criado em 2003, para proibir a realização das corridas de quaisquer raças de cães. Na justificativa da proposta, o autor Marcius Machado (PL) argumentou que as competições causam danos físicos e psíquicos aos animais envolvidos. Em alguns casos, conforme o deputado, os cães recebem substâncias para melhorar o desempenho. A prática, de acordo com Marcius, já foi proibida em outros estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Parlamentares contrários à matéria demonstraram preocupação com as consequências da aprovação. “É um projeto que deixa muitos pontos em aberto”, considerou Bruno Souza (Novo). “Pode prejudicar atividades praticadas por clubes, que são insuspeitos, gostam dos animais, não estão ali para maltratar. Essa lei não irá aumentar a proteção dos cães e poderá trazer empecilhos.”

Rodrigo Minotto (PDT) considerou que a corrida de cães não se configura como maltrato. “Daqui a pouco vai proibir corrida de cavalo”, afirmou. “Acho que isso [a proibição] é até prejudicial, não contribui para a qualidade de vida do animal”, afirmou.