Braço do Norte confirmou, nesta quarta-feira (11), o primeiro caso de dengue contraído dentro do próprio município, o chamado caso autóctone. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente seria uma mulher de aproximadamente 40 anos, moradora de Gravatal, mas que contraiu a doença em Braço do Norte.
De acordo com a equipe do Programa de Combate às Endemias do município, Braço do Norte já encontrou 10 focos do mosquito Aedes aegypti somente este ano. “Isso já havia acendido um alerta. Agora que já temos a doença, a atenção deve ser redobrada”, ressalta a agente de endemias Cibele da Silva.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população procure uma unidade de saúde caso haja sintomas como febre alta persistente, fadiga, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, vômito ou ainda dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos.
“Muito importante, nesse momento, que a população não se automedique, pois isso pode agravar os sintomas e podendo desenvolver a forma mais grave da doença: a dengue hemorrágica. Vamos todos fazer nossa parte, pois a dengue mata”, alerta o secretário de Saúde Sérgio Arent.
No final de abril, a Vigilância Epidemiológica de Tubarão confirmou sete casos de dengue em moradores do município. Um deles trata-se também de um caso autóctone. Os registros mostram que o vírus da doença circula na região.
Eliminar os criadouros
A prevenção contra a dengue é um trabalho conjunto e continuo. Poder público e população precisam eliminar locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti, o transmissor da doença. Para isso, algumas medidas são fundamentais:
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.